Ranking

Última prova contabilizada: Viana, Setembro-2018

Objectivos:

O Campeonato de Karting da Universidade do Minho pode ter vários modelos de GP, a decisão do modelo a adotar, depende n.º de inscritos e do n.º de karts disponíveis em cada GP.

Assim, quando o n.º de inscritos é superior ao n.º de karts disponíveis, adotam-se as corridas do tipo "ABC" ou "Mangas/Finais". Em ambos os casos, é necessário garantir que os vários grupos são minimamente equivalentes.

Este ranking, permite precisamente dispor de uma tabela que traduza aproximadamente o nível dos pilotos, e tem como único objetivo ser um instrumento na formação dos grupos. A seguir, nesta página, está descrito o métodos de cálculo do ranking e de formação dos grupos. Os resultados que contam para o seu cálculo, podem ser pedidos à organização.

Método de cálculo:

  • Para o cálculo da pontuação no ranking, consideram-se as classificações de cada piloto, nos últimos 64 GP realizados. Usam-se no cálculo, os melhores 16 resultados. A pontuação atribuída é 1 ponto para o 1º classificado, 2 pontos para o 2º, 3 pontos para o 3º e assim sucessivamente.
  • A pontuação entre o GP 33 a 48 é agravada em 2 pontos e a do GP 49 a 64 é agravada em 4 pontos.
  • A pontuação dos pilotos é calculada através da seguinte fórmula:

((M + A) *16) - 16 + 1

M = Média dos 16 melhores resultados, se um piloto tiver menos de 16 realizadas contam todos os resultados

A = Agravamento em função do nº de GP disputados:

A = Me * X

e = 0,25

Se N < 8; X = 16 / (2N)

Se N >= 8; X = 0

N = Corridas realizadas pelo piloto

  • Em caso de empate entre dois ou mais pilotos, o desempate será feito pelo nº de 1ºs lugares, 2ºs, 3ºs e assim sucessivamente.

Método de formação dos grupos:

Para formar os grupos começa-se por gerar uma lista dos participantes, ordenada pelo ranking.

A distribuição pelos grupos (3) no tipo de corrida "ABC" é feita da seguinte forma:

A distribuição pelos grupos (2) no tipo de corrida "ABC" é feita da seguinte forma:

Esta selecção é efectuada entre posições relativas na lista definitiva de pilotos inscritos. Se faltar um piloto e a lista ainda não tiver sido enviada para a cronometragem, os pilotos serão reagrupados de acordo com a nova lista. Se já não houver possibilidade de alterar as listas, os pilotos que eventualmente sejam repescados da lista de inscritos, ocuparão directamente os lugares entretanto deixados vagos.

Página da responsabilidade de Fernando Gomes