Fafe, 18-Jul-2009 -- 8º GP e encerramento -- Reportagem

Título entregue a Luís Cunha após uma réplica intensa de João Carlos Moreira

A décima primeira edição do campeonato UMKarting chegou ao fim. As corridas do último GP tiveram lugar no kartódromo de Fafe. Esta última prova teve um sabor especial pois à partida, os dois candidatos ao título (Luís Cunha e João Carlos Moreira) estavam separados por somente 3 pontos. Além da luta pelo título, também havia a luta pela definição dos 5 primeiros classificados do campeonato. Estes lugares dão direito à participação na Taça Inter-Troféus, que decorrerá no último sábado de Janeiro de 2010. Inscreveram-se para esta 8º GP 49 pilotos, mas somente puderam participar 45 nas cinco corridas da manhã, duas correspondentes à divisão A e três à divisão B. O dia apresentou-se com muito Sol.

Em termos da luta pelo título, a emoção foi intensa. A dúvida permaneceu após a realização das duas corridas da divisão A. A organização teve de fazer as contas para chegar à conclusão sobre quem foi o vencedor do campeonato.

Porquê esta dúvida?

Em primeiro lugar é necessário recordar que, de acordo com o regulamento, dos 16 resultados possíveis, somente podem ser aproveitados, no máximo os 12 melhores.

Depois o próprio modo como as corridas decorreram, não permitiram concluir de imediato quem seria o campeão. Na corrida A1, João Carlos Moreira fez o 7º tempo da grelha de partida e Luís Cunha somente o 10º. Ambos fizeram excelentes partidas e ao fim da primeira volta, Cunha estava colado a Moreira e acabou por ultrapassá-lo na volta seguinte. Terminaram em 4º e 5º respectivamente. Na corrida A2, J. C. Moreira conquistou o 2º lugar da grelha e L. Cunha simplesmente o 11º. Este viu as suas hipóteses de conquista do título diminuirem drasticamente pois apesar de uma partida muito boa, acabou por ser tocado, obrigando a uma saída de pista. A recuperação só permitiu que chegasse a 12º lugar, enquanto Moreira conseguiu manter o 2º lugar dos treinos.

Após a inserção dos resultados na folha de cálculo, Luís Cunha conseguiu manter a vantagem de 3 pontos sobre João Moreira e conseguiu conquistar o seu 5º título, mas a luta entre ambos, durante toda a época, foi titânica e o título estaria bem entregue a qualquer dos pilotos. Em termos de pódios, ao longo da época, Luís Cunha teve vantagem no nº de vitórias (5 contra 4) e segundos lugares (3 contra 2). João Carlos Moreira conseguiu mais terceiros lugares (1 contra 4).

Apesar das atenções estarem focadas nestes dois pilotos, nenhum deles venceu qualquer das corridas do dia. Houve portanto outros intervenientes que merecem destaque. Na corrida A1, Jaime Teixeira obteve a pole-position e a primeira vitória no campeonato UMKarting depois duma luta intensa com José Moreira, Fernando Gomes e, durante algum tempo, com Carlos Dias. Este acabou por cometer um erro baixando várias posições. A volta mais rápida da corrida e do dia foi da autoria de Rui Ramalho (55. 849 s). Na corrida A2, Duarte Veiga confirmou um excelente final de época, conquistando mais uma vitória, tendo também efectuado a vosta mais rápida (56.169 s) depois de ter feito a pole-position.

Pódio da Corrida A1: José Moreira (2º), Jaime Teixeira (vencedor) e Fernando Gomes (3º)

Pódio da Corrida A2: João Moreira (2º), Duarte Veiga (vencedor) e José Moreira (3º)

Nas corridas da divisão B assistiu-se a um regresso de Miguel Mendes em grande, após 1 ano de ausência. Conseguiu vencer a corrida B1 e ficar em 4º na corrida B3. Na corrida B1, Miguel Mendes (2º lugar da grelha de partida) partiu melhor e não mais largou o comando apesar de ter estado sempre pressionado por Pedro Vidinha, que terminou em 2º a apenas 0.2 s de Mendes. A volta mais rápida da corrida B1 foi de Pedro Canedo (56.715 s), o que é formidável atendendo a que somente se estreou em corridas UMKarting na prova anterior (7º GP Oiã). Francisco Ventura fez uma recuperação espectacular desde o 13º lugar da grelha até ao 6º lugar final.

Pódio da corrida B2: Pedro Vidinha (2º), Miguel Mendes (Vencedor) e Paulo Mendes (3º)

Na corrida B2 assistiu-se à primeira vitória de Tiago Soares. Tiago é um rookie, só participou em 4 GPs, mas além da vitória, tinha conquistado a pole e fez a melhor volta da corrida (57.004 s).

Pódio da corrida B2: Joaquim Abreu (2º), Tiago Soares (Vencedor) e Pedro Vidinha (3º)

Na corrida B3 aconteceu mais uma estreia em poles e vitórias na UMKarting. Jorge Ribeiro conseguiu isso à 3ª corrida pela UMKarting. A volta mais rápida foi efectuada por Gustavo Gonçalves (56.907 s).

Pódio da corrida B2: Paulo Mendes (2º), Jorge Ribeiro (Vencedor) e João Cerejo Miranda (3º)

A XI edição do Campeonato UMKarting terminou e a classificação final (5 primeiros) ficou assim ordenada:

Luís Cunha e João Moreira em torno do computador a fazer as contas para verificar qual deles arrecadaria o título.

Após confirmações e reconfirmações, os 2 primeiros classificados saúdam-se.

Os 3 primeiros do campeonato: João Moreira (vice-campeão), Luís Cunha (Campeão) e Vítor Fernandes (3º)

Mas houve outros vencedores no final do campeonato. São os vencedores dos troféus integrados no campeonato UMKarting:

Luís Cunha: Vencedor do campeonato UMKarting, vencedor do Troféu da Associação dos Antigos Estudantes da Universidade do Minho (AAEUM) e vencedor do troféu 40 (idade superior a 40 anos).

Luta entre os dois primeiros classificados do campeonato, durante a corrida A1. Luís Cunha, seguido de João Moreira, com Miguel Brito a assistir, sentado na primeira fila.

Carlos Monteiro: Vencedor do troféu Alunos da UM!

Carlos Monteiro (10), na corrida A1, lidera um grupo constituido por Duarte Veiga (20) e David Gomes (04).

Victor Neves: o Rookie do ano

Victor Neves (14) seguido de Luís Soares.

Duarte Veiga: Vencedor do troféu 80 (peso superior a 80 kg)

Fernando Mendes: Vencedor do troféu GoBulling

Fernando Mendes (10) ao lado de Miguel Figueiredo, com outro piloto GoBulling à espreita (Paulo Mendes - 18)

Página da responsabilidade de Luís Cunha