Mário Dias de Parabéns!


Não, não faz anos, mas fez três anos o Indoor Karting de Famalicão! E para o comemorar, o Mário Dias organizou a segunda prova indoor de 24h da história do karting português! É uma organização complexa, exigente e dura para todos os participantes mas que foi cumprida com sucesso e contribuiu para a história do karting português. Por isso, os nossos parabéns pelos três anos do IKF e os parabéns pela resistência de 24 horas.

Participaram diversos pilotos UMKarting espalhados por várias das equipas participantes.

Fotos Miguel Abrunhosa de Brito


Outras fotos e videos que andam por aí na Net:

Photonel -- http://photonel.wordpress.com/fotos/desportos/karting/resistencia/24-horas-ikf-2010/

Fábio Santos
    -- http://www.facebook.com/video/video.php?v=455980218430
    -- http://www.facebook.com/video/?id=693788430#!/video/video.php?v=455981218430

Press release oficial:

«“Memorável” é a palavra que melhor caracteriza a prova de 24 horas de karting “Indoor” que o Indoor Karting Famalicão realizou no passado fim-de-semana de 30 e 31 de outubro de 2010.

Foi a marca que o seu mentor, Mário Dias e toda a sua equipa de trabalho, escolheram para comemorar o terceiro aniversário daquela infra-estrutura de karting de lazer situada no Norte do País, em Vila Nova de Famalicão - Ribeirão.

Há muito que não se realizava em Portugal uma prova de tão elevado grau de exigência, tanto para as equipas e seus pilotos como para a própria organização.

Das 9 horas da manhã de sábado 30, com as inscrições das equipas, preparação da logística, realização do “briefing”, até às 13 horas de domingo 31, o ritmo foi absolutamente frenético tanto nas instalações de apoio como na pista.

No início, as equipas montaram o seu arsenal de equipamento nos mais variados espaços do recinto, ligaram os seus computadores e rádios de comunicação para controlo da corrida, adornaram-se com seus fatos e capacetes mais ou menos ilustrados de patrocinadores e assim começou a grande festa do karting.

Foram 9 as equipas participantes, o bastante para preencher e abrilhantar aquela pista de asfalto e “dar calor” àquela frota de SODI karts RX7 com motores de 270cm3.

O treino cronometrado, para definição da grelha de partida da corrida foi iniciado imediatamente a seguir ao sorteio dos karts, teve a duração de 30 minutos e, se para alguns pilotos, os mais assíduos, do Norte, foi mais um treino de rotina, para outros, vindos de Lisboa, era por si só, o primeiro contacto com aquela pista.

A PKP, recheada de pilotos especialistas do IKF, a VG, de VIGO, com pilotos portugueses e Galegos e a SKC RedLine, do berço da Nação, Guimarães, foram as equipas que ocuparam as três primeiras posições da grelha de partida do tipo “Le Mans”, seguidas da LISTRÊZ Asian Pioneer, PS&A-Advogados, KCM, Garagem HM Speed Girls, VIRUS Kart e Clube BANIF.

Tudo a postos e deu-se a partida, cerca das 12h10 de sábado, e os nervos começaram a instalar-se no pelotão compacto dos pilotos que encabeçaram a corrida. Voltas e mais voltas se passavam sem que ninguém cedesse o esforço até aí conseguido até que, cerca de 4 horas depois surge a novidade da primeira inversão do sentido de pista com a entrada do “Pace Kart”. Uma nova pista se iniciava agora mudando as estratégias das equipas, o que veio a acontecer por mais três vezes durante o evento.

Foram necessárias 712 das totais 3156 voltas para que a equipa PKP, de pilotos especialistas nesta pista, perdesse a liderança da corrida para a LISTREZ Asian Pioneer, vencedora desta MEGA PROVA de KARTING, ficando demonstrado, mais uma vez neste tipo de provas de resistência de karting que, não basta só ser rápido em pista mas também ser organizado e concentrado para não se cometerem erros sujeitos às penalizações previstas no regulamento.

Excelentes prestações foram também as ditadas pelas equipas SKC RedLine, de Guimarães, KCM, de Matosinhos e PS&A – Advogados, os novatos nestas andanças, também de Matosinhos, que ocuparam, no final, as terceira, quarta e quinta posições do pódio, tendo ambas passado, ao longo da corrida, pela terceira posição.

Os veteranos da VIRUS Kart, de Lisboa, os já consistentes da VG de Vigo, as “Meninas” SPEED Girls patrocinadas pela Garagem Automóvel do Filipe Madureira e o Clube BANIF, ocuparam as restantes posições do pódio.

À Organização desejaram-se os Parabéns, até pelo seu terceiro aniversário, e ficou a promessa, daquela, de continuar a trabalhar, sempre no sentido do engrandecimento desta tão apaixonante modalidade desportiva que é o Karting de Lazer.

A todos, aos que correram e aos que não e que acompanharam esta grande festa, a Organização manifesta os maiores agradecimentos pelo desportivismo demonstrado.

Um agradecimento especial à ALTRONIX – Soluções, Identificação e Codificação e à JNC-Outlet, que foram os patrocinadores oficiais deste grande evento.»

Outubro 2010, Miguel Abrunhosa de Brito