Resistência IKK em Viana do Castelo

A Organização IKK realizou no passado Domingo, dia 12 de Julho, no Kartódromo de Viana, uma prova de Resistência por equipas com a duração de 1h00.

Fotos de Miguel Abrunhosa de Brito

Entre os elementos que participaram, contavam-se algumas equipas com pilotos que estão a participar no Troféu UMKarting entre os quais, Fernando Gomes (fazendo equipa com a sua mulher), Miguel Brito e João Nuno Brito, Eurico Fonseca e Reinaldo Fonseca, e ainda Rui Ramalho.

Após sorteio dos Karts e início da qualificação, desde cedo se adivinhou que a luta iria ser renhida até final.

Isto porque se uns tinham muito bons Karts – Fernando Gomes com o seu “avião”, e Miguel Brito com uma “avioneta”  - outros aliavam a consistência e uniformidade de Pilotos – Eurico Fonseca e Reinaldo Fonseca.

Só assim se compreende que a qualificação tenha ditado a Pole Position para a equipa de Fernando Gomes, um 3º lugar para a equipa de Miguel Brito e um 9º lugar para Eurico e Reinaldo Fonseca.

Dada a partida para o 1º turno de 15 minutos, desde logo se distanciou o Fernando Gomes, seguido de um pelotão de 5 Pilotos com o Miguel Brito, e um outro de 4 Pilotos com o Reinaldo Fonseca.

Veio então ao de cima a “experiência” e calma (hehehhe) adquirida ao longo do último ano pelo Reinaldo Fonseca, que foi ultrapassando os diferentes Pilotos até se colar ao Miguel Brito, que entretanto já se tinha instalado no 2º lugar e que porventura se julgava longe de qualquer tentativa mais arrojada de ultrapassagem.

Chegados a este ponto, facilmente se adivinhou que a “guerra” seria outra, pois  tratava-se de uma luta de kgs (ou gramas) pois ambos os Pilotos estão a “competir” para ver quem perde mais kgs e obtém melhores classificações.

Na curva que antecede a recta da meta, Reinaldo Fonseca posicionou-se em 2º lugar e com um “chega para lá” não propositado, conseguiu aguentar a reacção do Miguel e manter o lugar até á troca de turno.

A partir deste momento a luta pela vitória foi entre o Kart 53 e o Kart 35 do Pilotos da IKK Rui e Pedro, que rodaram juntos durante 30 minutos. 

Na altura da mudança do 3º para o 4º turno, os irmãos Fonseca ganharam uma vantagem que parecia confortável caso nenhum imprevisto surgisse.

Mas infelizmente não era o dia do Kart 53 que via o motor abafar e deste modo perder a possibilidade de lutar por um lugar no pódio. 

Mesmo assim, e após a troca de Kart (49) ainda conseguiram o 4º lugar da geral.

E com este golpe de teatro, a classificação alterou-se sendo que a dupla João Nuno e Miguel Brito conseguiu um honroso 3º lugar, que muito premeia e valoriza o excelente nível de condução do jovem João Nuno.

Uma nota final para a equipa do Fernando Gomes que, após entregar o turno à sua Mulher (inexperiente nestas andanças) viu o seu Kart ser ultrapassado em voltas sucessivas. Não obstante, convém no entanto registar o excelente desempenho e em que foi notória a melhoria da sua condução volta após volta.

Relativamente á frota 270 cc utilizada, e segundo nos foi dado observar, existe uma grande desequilíbrio entre os karts, e ainda uma falta de assistência aos Pilotos. Prova disso é o facto do Miguel Duarte ter ficado sem kart no 4º turno, e na substituição foi-lhe entregue o referido Kart 53 – o tal da avaria - pelo que efectuou cerca de 100 mts e parou.

Parabéns à IKK pela prova organizada e até uma próxima.


Página da responsabilidade de Reinaldo Fonseca e Miguel Abrunhosa de Brito