Outros sítios

Na Universidade do Minho...

UM-Karting no milénio passado...

No milénio passado, um maduro ("maduro" agora, na altura era um jovem como nós) deu-se ao trabalho de manter um site relativo às primeiras edições do campeonato de karting da Universidade do Minho. Em jeito de curiosidade, mas também (e sobretudo) de homenagem a este pioneiro que foi o Jorge Figueiredo, apresentamos o respectivo link.

UMDicas

Este sítio tem apontador para o UM-Karting Jornal de desporto, informação, cultura e acção social, dos SASUM -- Serviços de Acção Social da Universidade do Minho. De vez em quando lembram-se de nós e lá aparece uma reportagem sobre o karting da Universidade do Minho! ;-)

Serviços de Acção Social da Universidade do Minho

SASUM

Este sítio tem apontador para o UM-Karting Serviços de Acção Social da Universidade do Minho. Sendo o karting, transversal a toda a Universidade do Minho (alunos, docentes, funcionários, antigos alunos e até familiares e amigos), os SAS são um dos apoios importantes com que temos podido contar ao longo dos anos.

AAEUM

Este sítio tem apontador para o UM-Karting A Associação dos Antigos Estudantes da Universidade do Minho, tem um subcampeonato próprio, integrado nas corridas UMKarting. Além disso, organiza regularmente convívios muito simpáticos, que consistem em pequenas resistências para 2 a 4 participantes, em que costumamos participar, umas vezes correndo, outras incentivando quem está em pista.

AFUM

Este sítio tem apontador para o UM-KartingA Associação dos Funcionários da Universidade do Minho tem acompanhado o evoluir dos campeonatos UMKarting, mas ultimamente temos consolidado os laços que nos unem; exemplo disso é a organização do convívio "Encontros de Verão" organizado conjuntamente com a AAEUM e com a UMKarting.

Notícias sobre Karting

Taça Intertroféus

Este sítio tem apontador para o UM-Karting A Taça Inter Trofeus orgulha-se de ser a prova desportiva nacional de Karting que reúne, num único dia, o maior núcleo de pilotos, para a realização de corridas individuais, mais a mais, tratando-se de uma Taça, ainda por cima, realizada com um propósito não individualista, mas, colectivista, o que é um factor adicional de salientar, de união entre todos os participantes.
A Taça Inter-Trofeus (TIT) é um projecto idealizado no final de 2002, por alguns organizadores de provas de Karting de Lazer do Norte do país (Porto), que constou, na sua 1ª edição, de uma prova única, em que se reuniram alguns grupos de organizadores (seis), que se fizeram representar pelos seus melhores pilotos. Os “pioneiros” da “aventura” foram os Ases Pelos Ares, BPI Karting, Cavaleiros do Asfalto, RacingKarts, Tom Racing e U.M. Karting.
Cada grupo organizador, participante na TIT, organiza um troféu, campeonato, ou torneio, ao longo de um ano civil, ou lectivo, constando o mesmo de várias provas, de onde se obtém um escalonamento final dos participantes em cada um desses eventos. Os pilotos mais bem classificados de cada grupo são, então, designados pelos “seus” organizadores para os irem representar na TIT.

PI-Racing

Os irmãos Teresa e Rui Silva (mais conhecidos como os "orelhudos" ;-)) são o rosto deste fórum onde os pilotos e as equipas, têm a oportunidade de divulgar os seus próprios eventos, as suas participações em eventos alheios, e ainda de relatar e discutir entre si, os momentos mais excitantes das suas aventuras kartistas.


Guia do Karting Amador

Este sítio tem apontador para o UM-Karting Uma iniciativa inédita do Domingos Coragem, que estreita os laços da comunidade kartista nacional. O mais original, talvez seja a pool de pilotos, que permite cruzar pilotos disponíveis com equipas onde falte algum piloto. A publicitação do calendário das provas, também é uma mais-valia que nos permite facilmente saber que provas vão decorrer num determinado dia em que estejamos sem nada para fazer ;-). De resto nada, como passar por lá, para dar uma espreitadela.

Outros Grupos

Ases pelos Ares

Este sítio tem apontador para o UM-Karting Este simpático e muito completo sítio, além de inúmera informação de interesse para os amantes do Karting, tem informação sobre o respectivo campeonato, onde também participam bastantes elementos do campeonato UM-Karting.

Cavaleiros do Asfalto

Este sítio tem apontador para o UM-Karting Um dos "históricos" da região norte do país. Fundado pelo carismático, João Diogo Paiva, e agora liderado pelo António Fonseca, costumam cruzar-se connosco em provas de outros grupos e no campeonato Nacional de Resistência Karting. Já temos participado nalgumas das provas deles.
Composto de gente aguerrida, mas muito simpática, é sempre uma alternativa a considerar nos fins-de-semana de intervalo entre as nossas provas.

Ormei
Este sítio tem apontador para o UM-Karting Grupo liderado pelo Rui Carneiro, que também costuma participar no intertroféus. E é mesmo daí que nos conhecemos, porque é um grupo do centro-sul do país. Já corri com eles em Almeirim, e são um grupo muito simpático, com alguns pilotos rápidos e muito correctos em pista. Vale a pena visitar. Infelizmente, a maioria não tem o hábito de se reunir a seguir às provas à volta de um bom almoço...

Just4Fun

Este sítio tem apontador para o UM-Karting Na sua apresentação no fim da taça InterTroféus 2003 (por acaso realizada já em 2004) o Carlos Pereira da Silva (Capesi) apresentou o seu grupo da seguinte maneira: «como podem ver pela nossa classificação, somos os Just4Fun!». Como o espírito que impera no UMKarting é o mesmo, foi um prazer acrescido conhecer pessoalmente o Carlos. Pode ser que um dia que venha ao Norte, nos honre com a sua presença numa das nossas provas.

Técnicas de Condução

Karting Hints

Dicas sobre técnica de condução, por Gil Williamson. «These are not hard and fast rules. Exceptional cases often occur where it's sensible to jam on the anchors to turn the kart explosively, or to enter a corner wide and exit narrow. But recognise that these ARE exceptions, and the lore below has been serving me and my team-mates well for a few years.»

UK-Karting

Explicações e dicas técnicas sobre comportamento e afinação de karts. Apesar de não ter interesse directo para quem se limita a andar em karts de aluguer, não deixa de ser fascinante para os mais curiosos. "Tech tips: Kart Steering, Physical Forces and Setup - Theory and Practice", por James Hughes

Material para Karting

 

MirPortugal

Mir Portugal

Importador exclusivo dos produtos Mir para Portugal. Grandes facilidades de personalização dos fatos, a preços interessantes. Pode-se encomendar directamente através do site, ou ir às lojas existentes no Kartcenter de Matosinhos ou no Indoor Karting de Famalicão.
IKF
Indoor Karting Famalicão 
Equipamento de karting a preços extremamente competitivos. Catálogo em http://www.kartingfamalicao.com/CatalogoSPEED.pdf

Lugo

Loja de equipamento para desportos motorizados, em Vila Nova de Famalicão. Representante de inúmeras marcas, nomeadamente Sparco e OMP, no que respeita ao karting. O Site tem estado actualizado com imagens e os preços costumam ser interessantes.

Neosport

Venda de material desportivo on-line. Gama completa de equipamento para karting. Só tem loja em Cascais, mas pode-se encomendar via net.

Karting indoor

KCM
Kart Center de Matosinhos
O Kart Center de Matosinhos é o histórico dos kartódromos indoor, e a Meca dos pilotos de karting amador do país, que todos os anos se reunem para um convívio à volta de uma corrida de resistência. Sob a orientação do Paulo Costa, tem o condão de nos fazer sentir em nossa casa. A pista é muito interessante e a frota costuma ser bastante equilibrada.
Kivi
Kartódromo Indoor de Viana
O Kivikart tem, sem sombra de dúvida, a pista mais fabulosa de karting de Portugal e arredores! Invulgarmente larga e escorregadia, proporciona momentos de condução em slide verdadeiramente espectaculares! A paixão do António Rosa pelo karting, levou-o a disponibilizar quatro (!) frotas de karts. Tem três frotas de quatro tempos (200cc, 270cc e 390cc) e ainda uma frota de Yamaha FK 250 reservada para brincadeiras especiais entre malukos com provas dadas.
IKF
Indoor Karting Famalicão 
«O Indoor Karting Famalicão prima pelo cuidado estético e de conforto que proporciona a quem o visita. A pista, com um perímetro de 270m é a primeira construída em asfalto, no país, escorregadia, um pouco, mas bastante interessante. A frota é de 16 karts SODI RX7 com motor Honda de 270cc». Mário Dias

 Os sites assinalados com este símbolo, têm um link para o UM-Karting. 


Outros serviços usados neste site, que agradecemos (além dos da Google, claro)
Quick TopicSM Imagestation GrooveStreet


Página da responsabilidade de Miguel Abrunhosa de Brito