Dúvidas frequentes

Nunca andei de kart. O que é preciso para participar?

--- Nada de especial! De preferência levar roupa que não seja de estimação, porque há sempre uns salpicos de óleo que ficam mal para sair à rua. Um par de luvas dá sempre jeito mas não é imprescindível . O kartódromo fornece o capacete com a indispensável touca descartável.

Nunca andei de kart. Não vou fazer figuras tristes?

--- Claro que sim! Mas ninguém se vai rir exageradamente... ;-) O espírito é acolhedor, quase familiar. É frequente haver quem vá experimentar pela primeira vez e, que eu saiba, gostam sempre da experiência. Não falta quem se preste a dar conselhos e a fazer algumas apresentações. Ao contrário de outros grupos mais competitivos em que um iniciado até pode ser perigoso, neste grupo ninguém se aborrece quando tem que contornar um piloto mais lento. O erro mais comum dos iniciados mais afoitos é não medirem bem as travagens, e fazerem uns piões... mas enquanto não se apanha o jeito, é de todo preferível fazer piões, que bater no piloto que vai à frente.

Há regras desportivas ou de etiqueta?

--- Há de facto algumas regras. A mais relevante é talvez o levantar o braço em caso de problemas ou situações em que o nosso comportamento pode parecer inesperado a outros, como é o caso da entrada nas boxes. Outra regra que convém ter presente é que para ceder passagem a outro concorrente deve-se apontar para o lado por onde ele deve passar. Nunca indicar com o braço uma mudança de direcção como se faz no código da estrada, porque o piloto que vem atrás vai interpretar o sinal ao contrário! Para os muito iniciados, uma dica adicional quando querem facilitar a passagem a um piloto mais rápido: Não façam nada, enquanto não o virem ao vosso lado! Nessa altura sim, podem facilitar sem o risco de mal-entendidos. Todas as outras tentativas de facilitar a ultrapassagem através de trajectórias ou travagens inesperadas geralmente atrapalham mais do que ajudam, e podem ser perigosas.

Não vou ser um intruso num grupo já formado, de pessoas que se conhecem há muito tempo?

--- De maneira nenhuma! Existe de facto um grupo de carolas assíduos (viciados seria o termo mais correcto... :-)). Mas também existe um grande número de pessoas que só vão de vez em quando, e é frequente termos a participação de colegas e/ou amigos que aparecem para experimentar pela primeira vez. Se for tímido, leve um(a) amigo(a) ou avise que nós arranjamos-lhe um!

Qual é o formato das corridas?

--- Existem vários formatos, conforme o n.º de inscritos e a disponibilidade de karts. A filosofia de base que preside em todos os encontros ("GPs") é fazer duas corridas independentes, ambas a contar para o campeonato e em que se troca de kart entre as duas corridas.

Como temos tido muitos participantes, neste momento, os pilotos mais rápidos fazem duas corridas só entre eles.

Os restantes pilotos, fazem um programa idêntico. Em caso de necessidade (depende do número de inscritos e do número de karts que o kartódromo disponibiliza) pode ser usado outro formato de corrida (cf. regulamento).

As corridas entre estes dois grupos são alternadas, o que permite descansar e conviver entre corridas.

Quem quiser, também pode participar apenas numa corrida

Como é que sei se tenho vaga?

--- A ordem de preferência tem a ver com a assiduidade dos pilotos, e está publicada numa tabela de prioridades. Normalmente, os primeiros 50 pilotos dessa tabela, têm lugar garantido. A partir daí, têm que aguardar o desenrolar das inscrições para ver quantas vagas há. No início da semana que antecede cada corrida, os lugares que não estiverem confirmados, serão cedidos a quem tiver manifestado interesse.

Quanto custa participar?

--- Em princípio, as corridas do campeonato da UM são constituídas por duas corridas de 15 minutos, cada uma antecedida por 5 minutos de treinos. Entre as duas corridas troca-se de kart. O preço, em média, costuma ser de aproximadamente 50€ por piloto, se fizer as duas corridas; se fizer apenas uma, fica por metade do preço.

Onde são as corridas?

--- Costumam ser realizadas em kartódromos num raio de 60 km de Braga. As pistas mais usadas têm sido Baltar, Fafe (Rilhadas), Viana do Castelo (Amorosa) e Braga (Palmeira).


Tenho uma dúvida não-frequente

--- Conforme a pergunta, entre o Luís Cunha e o Miguel Abrunhosa de Brito (ou um guru qualquer se a pergunta for muito difícil), envie-nos um email para UM-Karting@sas.uminho.pt... alguém há-de responder!


Última actualização em 16-06-2008 por Miguel Abrunhosa de Brito