UMKarting vence Taça inter-Troféus pelo segundo ano consecutivo


A taça Inter-Troféus (TIT) é uma competição de karting amador que no último sábado de Janeiro de cada ano junta os 6 melhores classificados de troféus de Karting. O troféu vencedor é considerado o campeão nacional do karting amador.

No passado dia 26 de Janeiro disputou-se, no kartódromo de Oiã, a 11ª edição da TIT. O campeonato de karting da Universidade do Minho (UMKarting) fez-se representar com Reinaldo Fonseca, João Moreira, Vítor Fernandes, Pedro Barros, Marco Ivan e Luís Cunha (ver fotografia).

O modelo da prova deste ano foi: 4 mangas de apuramento, com 15 pilotos cada, 2 corridas de repescagem, 3 meias finais, uma final B e uma final A.


A equipa da UMKarting com a Taça conquistada. Da esquerda para a direita: Pedro Barros, Vítor Fernandes, Marco Ivan, João Carlos Moreira, Reinaldo Fonseca e Luís Cunha


Em cada uma das quatro mangas de apuramento, os 8 primeiros classificados tiveram acesso às meias-finais. Todos os pilotos UMKarting conseguiram o acesso directo, tendo Pedro Barros e João Moreira vencido as mangas em que participaram.

Nas meias finais os pilotos classificados entre o 1º e 5º lugares tinham acesso à Final A e os classificados entre o 6º e 10º tinham acesso à final B.

Na 1ª meia-final estava Reinaldo Fonseca que partindo do 5º lugar faz um arranque espectacular  e no final da 1ª volta já era líder, lugar que manteve até à bandeira de xadrez.

Na 2ª meia-final participavam 3 Pilotos: Pedro Barros, Luís Cunha e Vítor Fernandes. Pedro Barros foi o mais azarado. Apesar de partir da pole-position, a embraiagem do seu kart não colaborou e impediu o seu apuramento para qualquer da finais. Vitor Fernandes partiu da cauda do pelotão, mas conseguiu atingir o 9º lugar e o acesso à Final B. Luís Cunha partiu do meio da grelha, fez um bom arranque, passando no final da primeira volta em 6º lugar. Até ao final da corrida conseguiu ganhar dois lugares e garantir a presença na Final A.

Na 3ª meia-final a UMKARTING participaram João Moreira e Marco Ivan. João Moreira partiu da pole  e liderou até 3 voltas do final, mas teve de se contentar com o 2º lugar e portanto lugar assegurado na final A. Marco Ivan saiu da 11ª posição, conseguiu alcançar o 8º lugar e com isso garantir a presença na FINAL B.

Para a FINAL B, quer o Marco Ivan quer o Vitor Fernandes partiam na cauda do pelotão, condicionando logo aí uma melhor prestação. No entanto com uma prova sem erros e lutando até ao fim conseguiram defendera UMKARTING e conquistar os pontos necessários para a boa classificação final.

Na FINAL A a grelha de partida ditava a Pole para Reinaldo Fonseca, 7º lugar para João Moreira e 14º lugar para Luís Cunha. A partida para a Final A foi dada já de noite e com fraca visibilidade apesar da iluminação existente no kartódromo. À passagem da 5ª volta e quando continuava na liderança, dá-se o azar do dia para Reinaldo Fonseca. Numa das zonas mais escuras da pista, com uma curva muito rápida para a esquerda, um piloto despistou-se fazendo que fosse derramada água na pista. Na volta seguinte, Reinaldo Fonseca, sendo o comandante da prova, foi o primeiro a chegar à zona com água e o kart foi projectado de frente o que levou a uma saída de pista, sem consequências para o piloto a não ser a desistência. João Moreira teve um mau arranque, devido a problemas de embraiagem, mas fez uma corrida de trás para a frente, alcançando o 7º lugar. Luís Cunha debateu-se com um kart em que o motor falhava em determinadas zonas da pista, simplesmente tentou levar o kart até ao final da corrida para somar a maior quantidade de pontos possível. Atingiu o 12º lugar final.

Apesar de ambas as finais não terem corrido particularmente bem, com a pontuação conseguida até então, dificilmente a UMKarting deixaria de conquistar o título. A domínio foi tão evidente que a maior diferença pontual, entre os 10 troféus representados, foi entre os vencedores e os segundos classificados.

A classificação final desta edição da 11ª edição da Taça Intertroféus está discriminada na tabela seguinte:

Classificação

Troféu

Pontuação

UMKarting

250

MCK

219

Indoor Karting de Espinho (IKE)

218

Millenium BCP

211

Ormei

191

Cavaleiros do Asfalto

191

RedLine

178

Santander-Totta

174

KartKup

164

10º

Liga Pistão

149

 

Pedro Barros (10) a comandar a sua manga de classificação



Reinaldo Fonseca a comandar a sua meia-final


Luís Cunha na sua manga de apuramento



Vítor Fernandes totalmente concentrado na sua manga de qualificação


Comments